Com objectivos de se inteirar sobre a gênese da criação e funcionamento do Gabinete, a Associação Geração 8 de Março, encabeçada por sua Presidente, Yolanda Justino Mussá, que se fazia acompanhar por sua delegação, manteve, no passado dia 03 de Julho, um encontro com o Digníssimo Provedor de Justiça, Isaque Chande – que ao detalhe descreveu os pilares que definem o órgão que dirige.
Na sua intervenção, Yolanda Mussá valorizou o trabalho feito pelo Gabinete, devido a “vossa firmeza e actuação exemplar no exercício das suas funcoes”. Ademais, deixou ficar a convicção de que o Gabinete precisa ser mais actuante e responsivo no processo de defesa dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos.
“Queremos contribuir e fazer parte das soluções face aos problemas enfrentados pelo país” – disse Yolanda Mussá, enquanto mostrava a abertura da Associação, que dirige, para a criação de sinergias com o Provedor de Justiça, no sentido de tornar a luta pela defesa dos direitos dos cidadãos uma meta efectiva.
Em forma de indução ao que se pode saber sobre o Gabinete, Isaque Chande explicou que o órgão intervém nos casos de conflitos entre cidadãos e Instituições da Administração Pública, tendo mais adiante explicado que “qualquer um de nós não tem como viver sem ter relacionamento com o Estado, por isso foi constituído o Provedor de Justiça, como órgão de Estado com dever de contribuir para melhor actuação das instituições públicas”.
Vários pontos foram levantados na mesa de debate, com mais particularidade para a intenção de as partes firmarem relações de cooperação, visando acelerar a execução de suas actividades.