Técnicos ligados à gestão de documentos e arquivos das diversas unidades orgânicas do Gabinete do Provedor de Justiça (GPJ), foram capacitados, de 4 a 7 de Julho corrente, no distrito de Boane, província de Maputo, em matérias relacionadas com classificação e avaliação de documentos, arquivos e segredo do Estado.
Trata-se de funcionários que integram a Comissão de Avaliação de Documentos e não só, com o objectivo de dotá-los de ferramntas e técnicas essenciais para a gestão eficaz e eficiente de documentos internos, em conformidade com o Sistema Nacional de Arquivos do Estado em vigor, no país.
Esta acção de capacitação, que teve a duração de quatro dias, foi uma verdadeira oficina de debate e produção de conhecimentos sobre a gestão adequada dos documentos e arquivos, que é uma das condições vitais para a consolidação da Administração Pública em Moçambique, tendo culminado com a elaboração do Plano de Actividades – Fim, um instrumento que visa a particularização do tipo de actividade exercida pelas instituições da Administração Pública.
Para além da gestão documental e arquivos, foram também ministradas matérias relativas aos procedimentos administrativos e à higiene e segurança no trabalho, com o objectivo de colher o aprendizado sobre normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental dos funcionários.
Refira-se que a capacitação, que é continuidade de uma acção de formação havida no pretérito mês de Abril, com o mesmo propósito, foi facilitada pelos técnicos do Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO), da Inspecção Geral da Administração Pública (IGAP) e Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP).